top of page

Como um escritor pode criar e manter uma base de fãs:

Olá, meu grande amigo escritor, você sabe o que é uma base de fãs? Não? Tudo bem, não se preocupe! Acompanhe o primeiro tutorial da Escola Brasiliterário sobre esta prática e conheça como ela pode manter sua carreira como escritor em uma crescente.

O que é uma base de fãs?

Uma base de fãs é como seu próprio fan clube, com pessoas que admiram seu trabalho, gostam da maneira como escreve e inclusive o acompanha em redes sociais, mais precisamente por alguma página. Tal leitor da base é importantíssimo para sua carreira como escritor, pois mantê-lo é garantir que outros leitores, que ainda não o conhecem, possam conhecê-lo devido ao boca a boca.

Imagine uma série de pessoas que adoram seus contos, poemas, crônicas, ou seja, todo conteúdo autoral que elabora como escritor, compartilhando com amigos o que criou? É grande a probabilidade de tal conteúdo crescer, não é mesmo? São amigos de amigos compartilhando o que escreveu com mais pessoas, desde familiares a colegas de trabalho. Uma base de fãs permite que alcance um crescimento viral em sua carreira, onde apenas com poucos cliques consegue criar posts, no Facebook por exemplo, que conquistem milhares de novas curtidas.

Como criar uma base de fãs?

Mas, criar uma base de fãs não é simples. É necessário ter em mente que, assim como em uma livraria onde escolhe livros específicos de acordo com seu gosto, os leitores de sua base de fãs também fazem desta maneira, portanto deve localizar aqueles que se interessam pelo tipo específico de livro, ou texto que escreve.

Não é que seu livro não seja para todos, pelo contrário, quanto mais pessoas lendo sua obra melhor, mas de início manter um nicho específico lhe dá direção para começar. Se estiver escrevendo um livro romântico, saiba que nem todos gostam de tal tipo de leitura, e isso é vital para o crescimento de uma base de fãs que realmente traga a divulgação da mensagem do livro de maneira correta. Formar tal base levando em conta leitores que de fato gostem do tipo de livro que escreve, é garantir que os feedbacks para a história sejam honestos e o engajamento da base cresça, crescendo assim o número de pessoas que verão seu livro.

Correndo para todos os lados não chegamos em lugar nenhum, precisamos de um objetivo traçado, um plano de ação. Começar nosso plano de ação focando no básico é a melhor maneira de não nos perdermos no caminho. Já que o simples é o melhor em muitos momentos, ao invés de divulgar nosso livro para todos os leitores que encontrarmos, primeiro devemos perguntar a eles: "O que gosta de ler?", desta maneira se gostarem do tipo de história que emprega em seu livro, ele poderá sim ser um leitor de sua base de fãs, pois sabe que para ele, seu livro faz mais diferença que para alguém que tem outro gosto.

Como manter sua base de fãs?

A criação de uma base de fãs acontece diariamente, pois com as redes sociais e os blogs, ficou ainda mais fácil encontrar pessoas que se interessem pela maneira que escreve. Criar conteúdo autoral que mostre este seu jeito de escrever e também suas ideias é a melhor forma de encontrar tais pessoas para sua base, pois com certeza quem curti algo no Facebook, por exemplo, é porque realmente concorda, ou gosta da mensagem do post, com isso, seu conteúdo autoral poderia mostrar quem faz ou não parte do seu público perfeito!

Este artigo é do nosso projeto Escola Brasiliterário, voltado para você que acredita na possiblidade de crescer sua carreira vendendo sozinho seus livros, como autopublicado. Para saber mais sobre o projeto clique aqui.


bottom of page