top of page

Pode comemorar! 56% dos brasileiros são leitores!

Segundo o Instituto Pro livro, 56% da população brasileira, mais da metade, tem o hábito de ler livros. Em apenas cinco anos houve crescimento de 6% em comparação aos 50% de 2011. Especialistas estão otimistas, pois mesmo com a falta de acesso a literatura, o número de leitores no Brasil ainda vem crescendo. Cerca de 42% do total de leitores atual se interessam por livros religiosos, 22% de contos e romances, 16% de livros didáticos e apenas 15% de livros infantis.

Mas por que não há ainda mais leitores? Por que somos apenas 56%?

Acreditamos que a falta de incentivo a leitura na infância é o que dificulta o crescimento do número de leitores no Brasil. Como a própria pesquisa do Instituto Pro Livro mostra, cerca de apenas 9.5 milhões de pessoas procuram por livros infantis no Brasil. A população atual do país tem cerca 204 milhões de pessoas. Tais dados nos pensar: "Será que de fato os pais sabem os benefícios da leitura na infância de seus filhos?".

É cientificamente comprovado que a leitura estimula a criatividade, aumenta o foco, reduz o stress, é um grande exercício mental, expande o vocabulário, melhora o pensamento crítico, permite que nos expressemos melhor através da escrita e muito mais. Imagine alguém sendo exposto a este hábito desde a infância? Com certeza tal indivíduo estaria preparado para os problemas futuros.

Se o habito da leitura traz tantas melhorias para a vida de uma criança no decorrer de seu crescimento, por que seus pais não a incentivam desde cedo a ler? Pois eles também não foram incentivados na infância a manter o hábito. De primeira vista, um livro causa medo em quem o folheia. São muitas páginas de um assunto que, a princípio, pode parecer chato. Como a maioria do pais pouco incentivam a leitura desde cedo em suas casas, as crianças nunca irão abrir um livro por contra própria.

Mas como podemos aumentar ainda mais o número de leitores?

Com mudanças podemos alcançar um aumento drástico no número de leitores no país. O incentivo a literatura deve ser feito dentro de casa, começando pelos pais mostrando o bom exemplo aos filhos. Invés da criança buscar apenas tablets,smartphones e aparelhos digitais, elas devem conhecer também grandes obras da literatura como os Os Lusíadas, Dom Casmurro,Harry Potter, entre muitos outros.

Mas, devemos lembrar que a leitura não deve ser levada como uma tortura, onde se uma criança quiser algo que gosta, como o tablet, por exemplo, deve ler um livro primeiro. E sim como algo que abre a mente delas e as conecta com sua criatividade e imaginação. Se de fato queremos um país mais literário, com pensadores preparados para o futuro, devemos começar educando nossas crianças a manter o habito, pois todos nós sabemos que elas são o futuro.

Para mais posts da Revista Brasiliterário como este, curta nossa página noFacebook!


bottom of page