top of page

O livro dos mortos do antigo Egito!

O que acha de viajar até o Egito, abrir um sarcófago e pegar um papiro intitulado “O Livro dos Mortos”? Teria medo de ler o conteúdo do texto? “O Livro dos Mortos” é considerado um dos livros mais enigmáticos do Egito antigo, onde este era colocado em sarcófagos para ajudar os mortos a chegarem ao entrou lado de um forma mais “fácil”.

Havia como assunto neste livro, ideias de justiça, feitiços, hinos, orações e formulas mágicas. Era uma crença geral do povo egípcio acreditar que estando na frente da Deusa Maat, não importaria toda a riqueza e poder que você teria nesta vida e sim suas ações, através deste ideal colocada no livro, muitos sarcófagos foram honrados com uma cópia do mesmo, para facilitar no momento do julgamento de Osíris.

Para os egípcios, quem criou o primeiro livro foi o Deus Teath (possível irmão de Maat), onde através de feitiços e hinos ele poderia ajudar quem já estava falecido, a passar por 49 Deuses até chegar no julgamento de Osíris e entregar o “Escaravelho do Coração” a Anubis, para que pudesse comparar o peso, utilizando uma balança, com a pena de Maat, deusa da justiça. Se o escaravelho pesasse mais que a pena, a pessoa que o detinha, seria morta por um deus egípcio com cabeça de jacaré, mas, se o escaravelho pesasse o mesmo que a pena, ele poderia ir a vida eterna.

Como este escrito era feito de papiro, pessoas de classes sociais mais baixas, também podiam usufruir desta riqueza em palavras. Na edição moderna do livro, há 200 capítulos de pura filosofia e antropologia egípcia. E aí, está a fim de lê-lo agora? Ou ainda é muito horripilante ter de enfrentar 49 Deuses?


bottom of page