top of page

Escrever é difícil?

Escrever é difícil? Para quem está acostumado a ler e praticar a escrita baseando-se naquilo que leu, não, mas para leitores de primeira viagem, assusta.

A dissertação é muito significativa em nossa vidas. Em testes para empregos e para a faculdade, a dissertação é usada como uma das maiores formas de avaliação. Mas, já que há tanta importância o que devemos fazer para escrever melhor?

A solução para esta questão está em tudo. Todo lugar onde olha, há literatura e há escrita. Em outdoors, em filmes, em livros, em novelas. A escrita permeia tudo em nossa volta. E é justamente aí onde está a chave para adquirir o conhecimento de como escrever melhor.

A maneira mais leve de aprender a escrever melhor é através da observação de estruturas. Se parou de ler um livro para ler este artigo, ao final, pegue-o novamente e note seus parágrafos, as vírgulas, os acentos. Veja também se há coerência na fala exposta na obra, à sintaxe e ortografia. Apenas com a percepção das estruturas, ou seja, com a leitura e analise daquilo que está lendo, obterá uma escrita cada vez melhor.

Mas deve ter notado que é com o tempo que a escrita melhora, não? Não é de uma hora para a outra que já será o melhor escritor existente na terra. A arte e escrever, de colocar tudo aquilo que já consumiu para fora, requer muita prática e dedicação.

Manter um diário, colocar suas ideias em papeis, dar uma opinião sobre seus filmes e livros favoritos em forma de texto, escrever tudo aquilo que lhe vier a cabeça, estas são ótimas formas de aprender a escrever, pois permitem que mantenha-se praticando.

É fazendo que aprendemos de fato algo. Ao ler algo, não fique em apenas ler, procure criticar também aquilo que está em sua frente, em um livro ou artigo. Pergunte-se: “As ideias do texto estão coerentes”. Ser um leitor mais crítico, fará com que seja um escritor melhor!

Se deseja melhorar seus textos aos poucos, relê-los também é uma ótima forma de encontrar erros. Seja crítico de seu próprio trabalho. Se for uma história, notará que escrever é muito parecido com ler. Notará que seus personagens ganham vida e acabam agindo de acordo com suas próprias opiniões, o que traz cada vez mais densidade a obra.

Então, mantenha-se lendo e criticando tudo aquilo que lê, escreva também suas críticas, a fim de documentar suas ideias. E depois deixe fluir suas próprias histórias por dentre seus dedos, a fim de colocar tudo aquilo que já consumiu, e foi uma inspiração, para fora.


bottom of page