top of page

Seu primeiro passo na autopublicação

Você já ouviu falar de autopubilcação? Esta nova maneira de lançar livros que é bastante popular nos Estados Unidos e que já está desde 2012 dando as caras aqui em solo brasileiro? Neste artigo trataremos, do início, sobre a escrita independente e como escritores podem usufruir da autopublicação para crescerem suas carreiras.


Antes de iniciarmos, peço que deixe de lado um pouco do pensamento tradicional de publicação, onde após escrever seu livro, o deixaria para uma editora vender. Neste artigo falaremos sobre uma maneira de você ser sua própria editora e como utilizar a internet como sua aliada para isso, de forma a sozinho obter seus próprio lucros com bastante trabalho e dedicação de início, mas sem custo.


Para começar, precisa saber o que é autopublicação. Do inglês, Self Publishing, como o próprio nome já indica é o ato de publicar uma obra sem o auxílio externo de editoras ou agentes literários. A autopublicação ou escrita independente é publicar um livro sem a necessidade de um profissional, que dependendo do acordo feito com ele, pode acabar te prejudicando.


Lançar um livro da forma tradicional hoje no Brasil é muito custoso. Há editoras que além de pedirem o valor da impressão de um livro, também deixam apenas de 8 até 10% dos direitos autorais sobre o valor do preço de capa a seu autor, ou seja, elas acabam ficando com um valor muito acima pelo preço de capa, que é muito alto em médio e longo prazo, levando em conta que o tempo médio para se escrever um livro é de um ano e meio para mais.


Lembre-se que seu livro é um negócio, mesmo seu foco sendo escrever a melhor obra possível, no final das contas, quer sobreviver e colocar comida na mesa utilizando-o, por isso precisa saber vendê-lo, assim como uma editora faria, de forma a conquistar ainda mais lucro nas vendas, em comparação a publicação tradicional. Como escritor não deve mendigar por uma publicação, e sim fazer alianças.


Pense que com uma editora seu trabalho de publicação será feito mais rapidamente e não esquecido. Se acredita de verdade em sua obra, ela será publicada com ou sem uma editora, por tanto, deve colocar em sua mente que o que precisa fazer desde o princípio é valorizar seu trabalho e não ficar aceitando tudo aquilo que alguém lhe oferece sem análise primeiro. Com a autopublicação você faz suas próprias alianças, escolhe quem irá trabalhar com você como os designers, editoras, programadores e quem o ajudará a vender sua obra, como suas livrarias favoritas, editoras favoritas, agentes favoritos, de forma que torne-se seu principal gestor de comercial de sua obra.

Ainda há muito o que aprende sobre a autopublicação e como montar um negócio para seu livro. Mas não esqueça de acompanhar a Escola Brasiliterário aqui no portal Brasiliterário, pois manteremos este assunto a tona e traremos ainda mais resoluções para problemas de escritores iniciantes na autopublicação. Não deixe de curtir nossa página no Facebook para mais artigos técnicos sobre autopublicação e escrita independente como este. Sem mais delongas, obrigado por ter lido até aqui e tenha uma ótima escrita!

bottom of page