top of page

5 fatos sobre Oscar Wilde


Oscar Wilde é um dos grandes escritores no século XIX, foi o principal nome do movimento: “Esteticismo” que enfatizava os valores estéticos existentes nas artes literárias, decorativas e no design de interiores. Oscar, em seus textos apresentou muito deste interesse pelo belo. Em sua obra prima, de nome: “O Retrato de Dorian Grey”, o autor trata justamente do ideal da beleza visual não ser algo superficial e sim aquilo de mais importante para o ser humano. Seus ideais, escritos em novelas, roteiros e livro, o prejudicaram com a justiça, pois diversas vezes acabou sendo censurado e convidado a participar de cortes. Por tantas polêmicas com a sociedade, Oscar Wilde tem muitos fatos curiosos que apresentaremos abaixo que o intrigarão e o farão conhecê-lo ainda mais.


1 - Oscar Wilde nasceu em Dublin em 16 de outubro de 1854 em uma família protestante e foi o segundo de três irmãos. Estudou na Portora Royal School de Enniskillen e na Trinity College de Dublin, devido a seu alto desempenho nas matérias, conseguiu sobressair-se como latinista e helenista, o que lhe permitiu ganhar posteriormente uma bolsa na Magdalen College de Oxford.


2- Em 1878, aos 24 anos, Oscar sai de Oxford e pouco tempo depois, ganha o prêmio “Newdigate” com o poema “Ravenna”. Prêmio esse de uma grande revista que lhe permitiu iniciar seu trabalho como autor e uma vida mais extravagante em Londres, local que mudou-se após sua saída da universidade.


3 - Oscar acaba sendo convidado a ir aos Estados Unidos para palestrar sobre seu movimento, o Esteticismo, que pregava a ideia de que o antídoto para os horrores da sociedade industrial do século XIX era a beleza estética. Anos mais tarde, devido a suas obras apresentarem tais ideal, acaba sendo julgado.


4 - Foram três julgamentos ao todo, no último foi condenado a dois anos de prisão por “cometer atos imorais contra rapazes”, durante seu tempo de cárcere, Oscar escreve “De Profundis”, obra destinada a Alfred Douglas onde dizia que ele havia arruinado sua vida, pois foi quem o levou ao tribunal. Douglas que para muitos era amante de Oscar, mantinha-se fazendo grandes críticas quanto ao caráter do autor, que para conseguir sobreviver as terríveis condições que era submetido, mantinha o amor e o belo presente em sua cabeça, o que lhe trouxe grandes frutos artísticos.


5 - Oscar não escreveu apenas livro, também novelas, contos infantis e roteiros para o teatro. Nestas obras ele questionou desde o patriotismo da sociedade, passou morais para crianças de maneiras simples, expressou opiniões quanto as artes, as vaidades e também as manipulações humanas. Cada uma destas ideologias e obras foram importantíssimas posteriormente para o nascimento e influência da nova geração de escritores.


Oscar foi um dos maiores escritores do século XIX que deixou um grande legado ideológico para a humanidade, esperamos que ao ter lido estes fatos sobre o autor, aguce sua vontade de ler sua principal obra, “O Retrato de Dorian Grey”, para lá entender mais sobre a mentalidade deste grande pensador irlandesa que foi Oscar Wilde. Para mais fatos sobre autores e personagens da literatura mundial, não esqueça de curtir nossa página no Facebook!




bottom of page