top of page

Como transformar seu livro em um negócio lucrativo:



Saber gerir um negócio é o conhecimento básico para qualquer escritor autopublicado de primeira viagem. Ele precisa saber controlar a qualidade de seus livros, a relacionar-se com um público de forma atraente, a divulgar sua obra e distribuí-la nos melhores pontos de vendas, a elaborar ações e táticas financeiras para investir de maneira sábia em seu negócio e claro a como criar uma política de aliança com parceiros e afiliados para desta forma crescer ainda mais as vendas de seu livro e, claro, forjar alianças. E assim concretizar seu maior sonho de ser um escritor de sucesso que todos conheçam sua obra.


Vamos do princípio. Por que controle de qualidade? Pense que como autopublicado não terá alguém para gerir a qualidade de seu livro, apenas você poderá dizer se o que está fazendo está correto ou não. Por isso, lembre-se, em hipótese alguma deve entregar um trabalho "meia-boca" para seus leitores. Eles merecem seu empenho, então nada de se esforçar pouco. Se não souber criar o design da capa de seu livro, vá logo ler alguns livros e aprenda a como fazer tal trabalho ou para pelo menos saber o bastante para contratar alguém e não ser enganado. Nunca esqueça, seu objetivo é fazer amigos e forjar alicerces de confianças, por tanto, seu público lhe recompensará pelo empenho!


Mas, mesmo com o melhor produto do mundo, não ter uma plateia cativada e um público correto é perda de tempo. Por tanto, uma base de fãs repleta de pessoas que amem seu trabalho é o início de um bom futuro nas vendas. Pessoas querem acompanhar e descobrir novos talentos, com isso precisa fazê-los sentirem-se seus principais amigos e exclusivos em sua vida, o que de fato são, pois sem eles não terá leitores. Saiba cativá-los, pergunte-os o que gostam e o que acham de sua obra. Sua humildade com seu público mostra que eles podem confiar em você.


Com a lealdade formada, divulgar na internet, por exemplo, é a melhor forma de comunicar-se com todos aqueles que agora acompanham de bom grado seu trabalho. Pense que manter um público unido no Facebook, por exemplo, onde sempre traga algo novo a eles é a melhor forma de mantê-los atentos sobre sua imagem.


Com tantas pessoas ao seu lado, saiba que os melhores locais de venda deve usar para que elas concretizem de fato a compra de sua obra. Pois não é em seus canais para distribuir conteúdo que venderá algo, precisa dirigir seu público de um conteúdo para um site de compra de forma que eles associem o conteúdo de alta qualidade anterior com a qualidade de algo comercial seu existente na página de compra.


Muitos escritores iniciantes no mundo digital, por exemplo, gostam de imprimir seus livros para aí tentar vendê-los em bienais ou livrarias, mas esta é uma maneira muito custosa e requer uma grande logística também, por isso os livros digitais vieram para salvar e financiar qualquer trabalho. Já pensou em seu e-book financiando o livro físico? Com as vendas de seu livro digital conseguir pagar as impressões de seu livro físico? É uma ótima forma de atingir vendas, mas sem gastar com isso.


Para fomentar ainda mais seu trabalho, e fazer ainda mais pessoas conhecê-lo, não deixe de fazer uma política, onde anotará em uma lista, todos os parceiros que pode atingir e inclusive o que pode dar a eles em troca da parceria. Desta forma poderá divulgar ainda mais seu projeto e vendê-lo ainda mais, sem quase custo algum inicial, dependendo da parceria, e ainda assim conseguir atingir grandes resultados.


Ainda há muito o que aprende sobre a autopublicação e como montar um negócio para seu livro. Mas não esqueça de acompanhar a Escola Brasiliterário aqui no portal Brasiliterário, pois manteremos este assunto a tona e traremos ainda mais resoluções para problemas de escritores iniciantes na autopublicação. Não deixe de curtir nossa página no Facebook para mais artigos técnicos sobre autopublicação e escrita independente como este. Sem mais delongas, obrigado por ter lido até aqui e tenha uma ótima escrita!


bottom of page